Tão-só

Há umas semanas, poucas, no aeroporto, quando o dia ainda não havia despertado e a hora do meu voo tardava em chegar, lia o Público dominical.

Na revista que acompanha o diário – a 2 – uma entrevista com um publicitário. Albano Homem de Melo, criador da H3, uma original cadeia de hambúrgueres.

Das frases soltas que lia, uma, mais intimista, esbateu de imediato a ideia destrutiva que alimento dos profissionais dessa ciência, a quem chamam de publicidade. Dizia Homem de Melo, sobre a longevidade da relação que mantém:

“Tenho a certeza de que é para sempre. Perguntávamos aos meus avós porque é que eles eram tão felizes, respondiam: ‘Combinámos ser felizes’. A Sofia e eu também temos essa combinação.

Quando se fala de relações, tende-se, com uma frequência desmesurada, enjoativa até, a cair em lugares comuns. Esta concepção, gentilmente partilhada, é uma verdadeira pedra no charco. Especialmente em tempos onde lutar – no sentido mais pacífico do termo – por aquilo em que se acredita e por aquilo que se projecta no futuro parece ter-se dissipado do quotidiano.

A verdade é esta: a frase não me diria nada, se a tivesse lido noutra altura. Hoje diz-me. Diz-me muito. Diz-me tudo. Também eu tenho essa sensação de um acordo – não no sentido negocial do termo, naturalmente – com alguém.

Tal como os avós do Homem de Melo – os avós e as histórias que nos deixam são do mais delicioso que a vida nos guarda – também eu combinei ser feliz. Um género de acordo do destino.

Para o entrevistado lê-se Sofia. Para mim, escreve-se Carolina. Tão-só.

2 thoughts on “Tão-só

  1. As notícias correm depressa…e que bom quando são as melhores. Obrigado, Renata :)

  2. Renata Gama Sousa diz:

    “Para o entrevistado lê-se Sofia. Para mim, escreve-se Carolina. Tão-só.”, já ouvi dizer. E que contente que fiquei :)

Deixe uma Resposta

